Mauro Borges Lemos

Mauro Borges Lemos é doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado na Universidade de Illinois e na Universidade de Paris. Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mauro Borges atuou como consultor técnico de alguns projetos da ABDI, na gestão de seu antecessor, Reginaldo Arcuri.

Natural de Cássia (MG), até o início de 2011 exerceu o cargo de diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar). Foi secretário executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e é  presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Atuou como pesquisador, consultor técnico e ad hoc em entidades como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Com vasta experiência nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Industrial e Tecnológico, o novo presidente da ABDI tem diversos trabalhos publicados em livros e periódicos especializados. Mauro Borges Lemos teve os seus esforços reconhecidos em oportunidades como o Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico (na categoria Responsabilidade da Inovação Tecnológica), o XVIII Prêmio Minas de Economia, o prêmio Melhores de Hoje 2006 - Nomes que tem Renome (na área de Desenvolvimento Gerencial Tecnológico), o III Premio Milton Santos (Menção Honrosa) e os IV e V prêmios do Banco do Nordeste de Economia Regional.